Saturday, January 30, 2010

E é por estas e por outras que de vez em quando là se raptam uns quantos!!

Isto é mesmo mesmo de verdade e é publicado na internet em sites sérios (patrocinados pela ONU):

Chief Financial Officer
Opportunity Type: Job
HOPE International
Location: Afghanistan

Blablabla, descriçao do job post, requisitos, etc tudo disponivel em: http://www.microfinancegateway.org/p/site/m/template.rc/1.11.124235/

E depois
Required Qualifications:
Personal confession of faith in Jesus Christ and commitment to mission and vision of HOPE International;


STOP - O quê caralho???? O que tem o cu a ver com as calças? Ahh e depois queixam-se que num pais muçulmano levem nos cornos. Se vier para aqui uma organizaçao qualquer a proliferar a sua religiao em nome do desenvolvimento e da ajuda humanitària, fazemos-lhe o quê?? E assim fizeram na India, em troca de um litro de leite obrigavam uma familia a converter-se!!!

3-5 years experience in microfinance, banking or financial services sector, preferably in Central Asia;
MBA, CPA or advanced degree in relevant field;
Excellent analytical and problem-solving skills;


Blablabla e continua (a ver no site acima mencionado)

Friday, January 29, 2010

Ahh Leão

Jà se tornou praxe eu ter que passar por esta "linda" cidade antes de ir para o meu novo destino. Sabem a chuva que molha parvos? Aqui é a neve que engana parvos, daquela que cai, que faz frio, que nos gela o cérebro mas que não assenta no chao e que não nos deixa fazer bonecos de neve. E eu a pensar que: jà que não posso ir a locais exoticos nos proximos tempos podia pelo menos vislumbrar neve da verdadeira. Nem isso.

Logo, com este frio + cinzento là de fora + simpatia dos Franceses (porque poucos sao como o meu to be) tento acabar as reunioes o mais ràpido possivel e correr num àpice para o hotel onde fazem mais graus do que em qualquer casa onde eu tenha posto os pés este Inverno em Portugal. Com este frio, o aquecimento aqui permite-nos andar nuzinhos no quarto sem sentir mesmo um calafrio. A TV é toda dobrada em Francês, và là que basta olhar para a cara do Joey (Friends) para nos dar vontade de rir, mesmo com aquela vozinha de Torre Eifel.
Chego à Jordânia no Domingo e vou poder escrever de um teclado com acentos. Pessoal venham visitar-me!!!

Thursday, January 21, 2010

Eurekinha

Estava aqui a fazer uma pesquisa na net sobre Santorini, onde provavelmente vou passar uns belos dias no fim de Abril, inicio de Maio, e encontrei um blog com montes de dicas sobre a ilha dando uma perspectiva pessoal da experiencia da visita à ilha (e nao aqueles sites que até dao jeito mas que sao pao pao queijo queijo e mai nada). Nao que eu viaje assim muito muito mas como o meu blog tem andado assim meio chocho, para nao dizer uma merdinha, pensei que seria uma boa ideia começar a escrever sobre alguns sitios que visito.

Fiquei a saber hoje que vou mesmo parar ao Iraque, precisamente a Erbil - no Kurdistao. Ora eu vi fotos de Erbil e posso dizer que aquilo nao é là muito giro, é capaz de me dar alguns posts para contar uma ou duas coisinhas, mas a nivel de visita turistica nao hei-de ter muito para contar. Por outro lado, o lado bom é que fico ali no Médio Oriente nao longe de sitios incriveis: Jordania (onde irei passar 1 semana no minimo cada 2 meses), Egipto, Israel, Libano, Siria, Palestina, etc. E se eu visitar esses sitios lindos penso que terei uma fotos giras para partilhar convosco, assim como alguma informaçao util para quem quiser là dar uma voltinha.

Um parenteses (Erbil nao é um local nada perigoso, nao se compara a Bagdad, quase nunca ha atentados suicidas e vou estar em plena segurança, nao podendo por isso vangloriar-me de algum acto de heroismo, tipo sobreviver a um kidnapping ou cenas macabras desse género que se vive agora no Afeganistao. Quem quiser vir visitar-me é so avisar :)

Sendo assim, com esta minha nova resoluçao para o blog, deixo aqui a minha primeira impressao de uma das minhas viagens favoritas - Rio de Janeiro:
- a areia branquinha banhada pelo mar quentinho e limpo mesmo mesmo no meio da cidade! Isto é algo raro para nao dizer unico no mundo. Ipanema bate tudo!!
- aqueles corpinhos bronzeados a passearem-se a e jogarem volei é um quadro a contemplar!
- O contraste do mar azul com o verdejante das montanhas é super mega exotico parece que estamos nas Seychelles ou Haiti com a variante espectacular de estarmos no centro de uma metropole com lojas, top-models, glamour, night-out ao estilo de LA ou NYC (nao que eu tenha estado em nenhum destes 2 locais mas sei dar aso à minha imaginaçao - e os filmes ajudam sempre)
- Nunca comprei roupas tao lindas a tao bom preço. Quem là và do sexo feminino tem que passar pela loja Cantao, algures entre Ipanema, Leblon e Lagoa (sou um pouco nula em geografia)
- Sucos de frutos frescos, àgua de coco, comida boa e variada (encontram desde sushis até indianos, passando por comida portuguesa de primeira categoria) caracteriza toda a zona das praias e o centro
-Por falar em centro, o Centro do Rio tem altos arranha-ceus, parece que estamos numa grande cidade ao estilo de NYC ou Tokio (mas mais kenininho) tendo muita cultura, museus, concertos e exposiçoes à disposiçao
- Com aquele ambiente ninguém pode ter preguiça de "malhar" tudo puxa para fazer exercicio
- Algumas favelas estao tao bem situadas que a vista de là chega até a ser bem melhor que aquela conseguida pelos habitantes chiques da Lagoa ou mesmo barra da Tijuca.
- Nao senti insegurança nas ruas. Regressei a casa dos nossos amigos (ali mesmo na esquina Ipanema/Copacabana) a pé de noite - cerca das 11 - perto de uma favela e ia na boa sem perigo algum.
- Visitei uma favela (onde a vista nao é nada gira como as das outras que referi anteriormente) dentro do complexo do Alemao (o mais perigoso e menos bem situado). A entrada é decidida por homens armados. Na semana anterior à nossa visita uma criança tinha morrido vitima de uma bala perdida entre luta de gangs e a policia. Mas para além destas fatalidades que acontecem com alguma frequencia mas nao semanalmente, as favelas parecem seguras. As pessoas circulam livremente, nao se assiste a cenas de violencia gratuita no meio da rua. O sistema de solidariedade dentro das favelas parece funcionar melhor do que o nosso cà em Portugal e existe gente muito competente à frente das ONGs locais.
- Para quem nao gosta de glamour, top-models, praias lindas, shopping e viagens ao centro das favelas hà sempre a vista espectacular do Pao de Açucar, Cristo, Floresta da Tijuca, Santa Teresa (de bondinho) e a night out na Lapa e outros neighbourhoods mais populares.
- Sobre aos cariocas jà sabemos como é, basta ver novelas, sao tal e qual: boa onda, simpaticos, festeiros. Pessoalmente acho que é mito que as mulheres là sao lindas: ha lindas e feias (mesmo que nas praia haja uma boa percentagem de corpinhos bonitos - meninos e meninas - um pouco acima da média do que se encontra em Portugal).
E pronto podia continuar, mas jà chega.

Wednesday, January 20, 2010

Ajuda vs blabla

Nao ha duvida que é facil criticarmos a forma como a ajuda humanitaria e a resposta internacional (nao) esta a chegar ao Haiti. Para quem està de fora e olha para o contexto parece quase inacreditavel que haja um montao de médicos, enfermeiros, engenheiros e pessoal humanitario todos bem alimentadinhos nas suas tendas xpto sem nada para fazer dentro do perimetro do aeroporto de Port-au-Prince. Os jornalista explicam: Nao ha segurança, logo a ajuda nao consegue sair sem ser com protecçao armada. Como hà poucos soldados disponiveis a ajuda ali fica paradinha à espera, enquanto as pessoas deseperadas tentam encontrar filhos e irmaos, comida, àgua, medicamentos que lhes permita sobreviver mais um dia.

Da pouca experiencia que tenho posso dizer que distribuir comida em "non-secured context" é perigoso e pouco eficaz. Quando abri um pacote de bolachas em frente a um grupo de 15 crianças afegas atiraram-se a mim e umas às outras para conseguir uma bolacha. Num abrir e fechar de olhos jà nao havia bolachas. As crianças mais fortes conseguiram tirar 5 ou 6 bolachas, as mais pequenas e menos fortes, nem sequer lhe sentiram o gostinho. Foi injusto, haviam cerca de 20 bolachas, dava para todos, mas os mais fortes encheram a pança a dobrar.

Os saques aos supermercados sao feitos por grupos armados que mais tarde vendem a comida à populaçao capaz de pagar por ela. Imagino que muitos dos caixotes de mantimentos enviados do ceu pelos helicopteros americanos foram resgatados por grupos armados que depois irao vender a comida às familias esfomedas. Nao ha numero suficiente de homens no terreno para garantir esta distribuiçao de alimentos e penso que mais vale chegar algo là que nada de nada. Que venha do ar, que seja por saque. nao é perfeito mas ajuda alguma coisa.

Percebe-se que é dificil coordenar a ajuda alimentar neste contexto. Mas e a outra ajuda? O que os impede de montar campos de refugiados com tendas? O que impede de transportar mulheres e crianças para locais seguros fora do Haiti? Afinal a 50 klm està a Republica Dominicana bem segura, podem montar campos por là. A 100 Klm està Guantanamo, também territorio seguro onde a ajuda internacional pode operar em segurança. O militares conseguem levantar campos em 2 dias. Esses campos podem pelo menos ter ajuda médica, àgua e comida. Mesmo campos dentro do territorio haitiano podem servir para registar as pessoas, trilhar quem precisa de uma ajuda médica mais profunda e que possa ser transportado para o idilio = aeroporto de Port-au-Prince. Esses campos nao seriam pilhados porque nada haveria là para roubar. Nao vi imagens dos grupos armados a atacarem os jornalistas com camaras de filmar carissimas, logo nao me parece que entrem num campo de tendas com pessoas là dentro e nada de mais.

Um médico precisa mesmo de escolta militar para avaliar quem previsa de uma amputaçao? O que impede aqueles jovens administradores da AMI ,que sairam de Portugal bem alimentados e fortes que teem as suas familias em boa saude e em segurança, de ir para o terreno e ajudar a esgravatar a terra com as suas proprias maos? O que impede aqueles jornalistas de usar os carros para transportar mortos que estao a apodrecer no meio das ruas (ainda)?

Obviamente que hà falta de coordenaçao e, mesmo depois do tsunami, a ajuda humanitaria internacional nao està pronta para reagir eficazmente a esta situaçoes. So depois desta desgraça é que provalmente se vai pensar num organisamo coordenador internacional capaz de responder à proxima (eventual) desgraça desta dimensao. Claro que o contexto de violencia nao ajuda, mas isso nao justifica esta inércia de muitos daqueles que estao ainda parados naquele aeroporto.

Vi na tv meninas de oculos de sol a dedicarem-se a uma so criança durante 4 horas, por essa crianças ser fofinha. Mas que porra: puxem as mangas e vao escavar!!!! é de louvar o trabalho dos médicos, soldados e dos experts em encontrar sobrevientes entre os destroços. Nao me parece que seja altura neste momento de enviar muitos generalistas para o Haiti. Administrativos da ONU, pessoas a fazer assessments, etc. Assessments e levantamento de necessidades sim mas feito por quem sabe fazer algo mais que somente isso. é que quanto mais gente para là vai mais àgua e alimentos sao precisos para essas mesmas pessoas. E neste momento nao me parece que convenha construir no aeroporto de Port-au-Prince um compound de luxo para expatriados que coçam o rabinho e se armam em herois enquanto o Haitianos morrem de fome.

Parece-me, posso estar enganada, que o essencial é:
1) enviar mais e mais capacetes azuis, capazes de assegurar o trabalho dos médicos e distribuiçao de alimentos mas também eles mesmo fazerem a distribuiçao dos alimentos (quanto menos expatriados nao especializados melhor! pois mais sobra para quem precisa)
2) campos com tendas que protejam os haitianos do sol abrasador, permitam registos da situaçao das pessoas com necessidades de ajuda medica especializada (amputaçoes, operaçoes, etc)
3) medicamentos com fartura para desanuviar a dor de muitos
4) Muitos, muitos, muitos peritos capazes de esgravatar os destroços. Hà crianças ali em baixo e podem estar vivas!!!
5) Por ultimo nao me parece totalmente descabido começar a procurar espaços (dentro e fora do Haiti) que sejam mais seguros para providenciar a ajuda necessaria. Nao precisam de ficar todos coladinhos no aeroporto mesmo ao lado dos saqueadores e bandidos.

Thursday, January 14, 2010

3 Milhões de pessoas! Mais de 100 mil mortos. Perante este acontecimento nem dà vontade de nada...

Saturday, January 9, 2010

Fez-se luz...

... e Portugal iluminou-se quais Descobrimentos, Camões ou Saramagos!! São eles, vêem ai e traguem oves, vestidos de noivos, recepções, cocktails, buzininhas, beijinhos na boca, etc e tal. Viva os Socialistas e o pessoal de esquerda!! Não que eu seja socialista, nem mesmo que ache que um governo de esquerda seja o melhor para o nosso pais ( por vezes até penso que uma mão de ferro da direita não faria mal no nosso contexto actual, mais isso é outra historia).
Se tivesse ido a referendo, o casamento homosexual em Portugal nunca teria visto a luz do dia. E isso faria algum mal? Mal mal até acho que não fazia assim muito. As pessoas que gostam umas das outras podem viver juntas, fazer festinhas, andar de mao dada na rua, dar beijinhos e tudo o mais. Assinar um papel ou uma treta qualquer não deve fazer assim uma diferença tão grande.
Ai coitadinhos dos homosexuais não se podiam casar que traumatizados, que injustiça tão grande não poderem assinar um papel - Nada disso!! A questão é que se essa merda existe então que seja para todos e pronto.
Ainda bem que Portugal aparece nas noticias por outras razões que não as mesmas de sempre.
PS: Peço desculpa por chamar merda ao casamento mas que organizar um casamento é uma merda là isso é!!