Saturday, February 6, 2010

Amman é assim daquelas cidades que não sabemos se havemos de gostar ou não. Ora estamos num bairro com oliveiras e casinhas estilo Middle East, ora estamos rodeados de edificios de 50 andares. Ora passa uma mulher de véu, ora outra de cabelos ao vento e maquilhagem carregada acompanhada de jeans bens apertados. Os carros são modernos e recentes, à excepção dos taxis que são um pouco mais velhotes (mas já os vi piores em Lisboa). Os taxis andam rápido, muito rápido, mas se há estradas que aguentam a boa velocidade há outras que basta um deslize para nos espalharmos redondos.
Os centros comerciais são grandes e o cenário é mais ou menos este: rés do chão lojas com roupas e sapatos estilo feira ou loja dos 300, mais barato e rasca é mesmo impossivel. Depois há umas escadas rolantes e damos de caras com a Mango, Zara, Divani Divani, Apple - parece que mudamos de dimensão ou de planeta. Subimos ao andar da comida e lá está o "tradicional" Mcdonalds, Pizza Hut, mas uns quantos restaurantes com comida local, turca, indiana, chinesa e até mesmo sushi (para os connaisseurs). A diferença dos os outros centros comerciais de Portugal é que há, sem exagero, uns 300 homens todos a fumar amontoados em mesas: wicked!
Bebi mais alcool desde que cheguei cá do que durante os 4 meses que estive em Portugal. Aqui a cultura dos meus colegas é trabalhar até à exaustão sair do trabalho e ir directo para o Sheraton aproveitar a Happy Hour: get 1 and the second is free. Sessões de Karaoke, restaurantes a 60 euros por refeição (fiquei com os olhos em órbita), sushi e saké. Era de esperar que o meu corpo não aguenta-se este ritmo e ontem là tive a minha sessão de ir ao grego (já là ia algum tempo). Mas esta manhã (aqui os fins de semana são sexta e sábado mas trabalha-se ao domingo) là tive que ir trabalhar com o meu boss acompanhada de um brunch com uma bela vista sobre a cidade. O brunch café estava repleto de expatriados, naquele género de ambiente boémio, intelectual, todos com os seus laptops de fora acompanhados de um café, panquecas e scrambled eggs. By the way, o meu boss é um amor, està provado: chefes e eu tudo na boa, desde que não sejam chefes mulheres porque ai não há cú que aguente!!
Aqui faz frio, como em Portugal (até nevou um bocado ontem) a diferença é que as casa têm aquecimento central!!! Para um país ainda em vias de desenvolvimento, parecem-me mais avançados da mona no que respeita a aquecer as casa no inverno e não andar com 70 camisolas de lã colados a um aquecedor a óleo e com um saquinho de àgua quente para levar para a cama e aquecer os pés.
Estou ansiosa por chegar a Erbil.
By the way tenho vários colegas e uma grande amiga minha em Port au Prince, espero em breve colocar aqui uma fotos do trabalho que se faz por lá no terreno e talvez uma entrevista para quem está interessado em saber mais sobre a coordenação humanitária no terreno.

1 comment:

Filipa said...

Olá Shanti,

Eu a pensar que andavas a limpar a cara a criancinhas e afinal andas nos copos e em brunches. Bela vida:)

Beijinhos e saudades