Thursday, January 21, 2010

Eurekinha

Estava aqui a fazer uma pesquisa na net sobre Santorini, onde provavelmente vou passar uns belos dias no fim de Abril, inicio de Maio, e encontrei um blog com montes de dicas sobre a ilha dando uma perspectiva pessoal da experiencia da visita à ilha (e nao aqueles sites que até dao jeito mas que sao pao pao queijo queijo e mai nada). Nao que eu viaje assim muito muito mas como o meu blog tem andado assim meio chocho, para nao dizer uma merdinha, pensei que seria uma boa ideia começar a escrever sobre alguns sitios que visito.

Fiquei a saber hoje que vou mesmo parar ao Iraque, precisamente a Erbil - no Kurdistao. Ora eu vi fotos de Erbil e posso dizer que aquilo nao é là muito giro, é capaz de me dar alguns posts para contar uma ou duas coisinhas, mas a nivel de visita turistica nao hei-de ter muito para contar. Por outro lado, o lado bom é que fico ali no Médio Oriente nao longe de sitios incriveis: Jordania (onde irei passar 1 semana no minimo cada 2 meses), Egipto, Israel, Libano, Siria, Palestina, etc. E se eu visitar esses sitios lindos penso que terei uma fotos giras para partilhar convosco, assim como alguma informaçao util para quem quiser là dar uma voltinha.

Um parenteses (Erbil nao é um local nada perigoso, nao se compara a Bagdad, quase nunca ha atentados suicidas e vou estar em plena segurança, nao podendo por isso vangloriar-me de algum acto de heroismo, tipo sobreviver a um kidnapping ou cenas macabras desse género que se vive agora no Afeganistao. Quem quiser vir visitar-me é so avisar :)

Sendo assim, com esta minha nova resoluçao para o blog, deixo aqui a minha primeira impressao de uma das minhas viagens favoritas - Rio de Janeiro:
- a areia branquinha banhada pelo mar quentinho e limpo mesmo mesmo no meio da cidade! Isto é algo raro para nao dizer unico no mundo. Ipanema bate tudo!!
- aqueles corpinhos bronzeados a passearem-se a e jogarem volei é um quadro a contemplar!
- O contraste do mar azul com o verdejante das montanhas é super mega exotico parece que estamos nas Seychelles ou Haiti com a variante espectacular de estarmos no centro de uma metropole com lojas, top-models, glamour, night-out ao estilo de LA ou NYC (nao que eu tenha estado em nenhum destes 2 locais mas sei dar aso à minha imaginaçao - e os filmes ajudam sempre)
- Nunca comprei roupas tao lindas a tao bom preço. Quem là và do sexo feminino tem que passar pela loja Cantao, algures entre Ipanema, Leblon e Lagoa (sou um pouco nula em geografia)
- Sucos de frutos frescos, àgua de coco, comida boa e variada (encontram desde sushis até indianos, passando por comida portuguesa de primeira categoria) caracteriza toda a zona das praias e o centro
-Por falar em centro, o Centro do Rio tem altos arranha-ceus, parece que estamos numa grande cidade ao estilo de NYC ou Tokio (mas mais kenininho) tendo muita cultura, museus, concertos e exposiçoes à disposiçao
- Com aquele ambiente ninguém pode ter preguiça de "malhar" tudo puxa para fazer exercicio
- Algumas favelas estao tao bem situadas que a vista de là chega até a ser bem melhor que aquela conseguida pelos habitantes chiques da Lagoa ou mesmo barra da Tijuca.
- Nao senti insegurança nas ruas. Regressei a casa dos nossos amigos (ali mesmo na esquina Ipanema/Copacabana) a pé de noite - cerca das 11 - perto de uma favela e ia na boa sem perigo algum.
- Visitei uma favela (onde a vista nao é nada gira como as das outras que referi anteriormente) dentro do complexo do Alemao (o mais perigoso e menos bem situado). A entrada é decidida por homens armados. Na semana anterior à nossa visita uma criança tinha morrido vitima de uma bala perdida entre luta de gangs e a policia. Mas para além destas fatalidades que acontecem com alguma frequencia mas nao semanalmente, as favelas parecem seguras. As pessoas circulam livremente, nao se assiste a cenas de violencia gratuita no meio da rua. O sistema de solidariedade dentro das favelas parece funcionar melhor do que o nosso cà em Portugal e existe gente muito competente à frente das ONGs locais.
- Para quem nao gosta de glamour, top-models, praias lindas, shopping e viagens ao centro das favelas hà sempre a vista espectacular do Pao de Açucar, Cristo, Floresta da Tijuca, Santa Teresa (de bondinho) e a night out na Lapa e outros neighbourhoods mais populares.
- Sobre aos cariocas jà sabemos como é, basta ver novelas, sao tal e qual: boa onda, simpaticos, festeiros. Pessoalmente acho que é mito que as mulheres là sao lindas: ha lindas e feias (mesmo que nas praia haja uma boa percentagem de corpinhos bonitos - meninos e meninas - um pouco acima da média do que se encontra em Portugal).
E pronto podia continuar, mas jà chega.

1 comment:

Nokita said...

Miúda, eu já estive em Santorini!! O que deseja saber??