Wednesday, August 5, 2009

Renova

Em Battambang há um único supermercado que vende coisas “normais” estilo: 1 variedade de iogurtes chineses, queijo fatiado President (o único queijinho que aqui se consegue saborear), detergentes, bolachas Oreo, 1 marca de shampoo e papel higiénico.

Ontem fui lá para comprar papel higiénico. Vou assim directa à secção (num supermercado com 2 metros cúbicos, estilo a mercearia mais pequenina da aldeia mais recôndita de Portugal) e pego no primeiro pacote que estava à mão. O rapaz vem ter comigo e num inglês misturado com palavras em Khmer gesticula: “No good. These Thailand (apontando para o sinal: Produced in Thailand)” e põe-me outro na mão e diz: “This Cambodia (apontando para o sinal: Product of Cambodia)”. Eu nem pensei 2 vezes, segui logo o conselho dele.

Assim é que é defender o produto nacional!!! Vamos todos deixar de comprar Cologar e Scotex, de agora em diante só Renova. E se queremos poupar as árvores portuguesas e dar cabo das do Congo ou dos Camarões então podemos sempre comprar citrinos algarvios e recusar comprar laranjas ranhosas vindas de Espanha.

Se eu tivesse escrito tal coisa na minha tese de mestrado tinha logo sido rotulada de fascista proteccionista, anti-liberal!!! Ainda bem que se acabaram os tempos em que os meus profes, como tipicos ingleses, me xingavam a cabeça com o seu liberalismo desenfreado. Liberalismo sim, mas com calminha que a “invisible hand” às vezes gosta de andar por sítios pouco adequados.

3 comments:

edu said...

Vejo que o Vasco Rato não te convenceu... Mas vejo ainda, com maior orgulho, que também tu franzes a venta à "Mão Invisível".

Pedro M. said...

O paradoxo que se gera aqui, é que defendes que se ponha o que é nacional na merda.

Miss quero-paz-no-mundo-e-tal said...

O Vasco Rato era um grande Prof. mas não me fez lavagem cerebral ;)

Bem visto Pedro!! hummm, não tenho nenhuma resposta inteligente para o teu comment tão pertinente ;)