Wednesday, July 22, 2009

Vou ali e já venho, e quando volto o que encontro?

É verdade que tenho saudades de Portugal e que defendo o meu país com unhas e dentes. E que digo a toda a gente que encontro que não há melhor comida que a nossa, e que ao pé do nosso pão as baguetes francesas metem pena. E que as pessoas são simpáticas e acolhedoras (menos os algarvios – mas algarvios não inclui Monchiqueiros e freguesias à volta porque somos uma raça à parte). E que o nosso clima é maravilhoso. E que Lisboa é linda e que temos campo, praia e vida urbana de alta categoria.

Mas ou eu me tornei muito imigra ou desde que me vim embora que o número de atrasados mentais per capita aumentou!!!

É que às vezes dà-me para ler os comentários a outros blogs e encontro MUITAS VEZES coisas do género: “Adoro o seu blog”; “Vá visitar aquele sitio em Nova Iorque vai achar o máximo”; “Leve protector para se proteger do sol” pior PIOR: “a menina não pode fazer isso querida”. Mas tá tudo parvo c.....??? mas desde quando é que Portugal se tornou num país de tias de cascais??? é que pronto, no mínimo dos mínimos tratar pessoas da nossa idade que nem conhecemos por você é um nojinho, NOJINHO.

11 comments:

CAL said...

Olá Queriducha,

Com' é que 'tá querida? Tá boa? Então a minha grande querida, sai-me com um post destes e nem avisa? Oh Bebé, assim não, assim não. (:P :P :P)

Vamos ao que interessa, olha, eu sou made in essas freguesias à volta - tão querida, incluir-nos! :P - e tenho sempre algum pudor (?) em tratar pessoas que não conheço por "tu". Tenho tido situações e reacções para lá de estranhas, e de pessoal da nossa idade, e com a mesma formação que nós (ainda hj tenho uma situação dessas, doida, de uma pessoa que insiste na coisa dos Dr, apesar de termos a mesma idade, e eu já lhe ter dito N vezes que me tratasse por tu). Ora, gente que não conheço de parte alguma... (ficou-me entalada a coisa da miúda, tinha só mais 4 anos que nós, e me saiu com um "Ana" não, Doutora Ana, que eu sou doutorada por Harvard. !!! Sem tirar nem pôr. Bonito, não é?)

Acho que é uma coisa, má, mto nacional; passas a fronteira e, mtos defeitos tenham, os nossos vizinhos não são nada assim; em contexto académico então, catedráticos ou não, tratam-se todos por tu. Faz-me todo o sentido.

Mas confesso-me uma gatinha escaldada. E cheia de formalismos (não tenho culpa de ter tido a educação que tive, e de ter levado os coices que levei, 'tá? :P Mas estou a trabalhar nisso - mais ou menos, mas pronto :P -).
Já me calei.

-.-

http://terraruim.wordpress.com said...

Então você não sabia que Portugal é o país dos doutores e engenheiros, deputados e de putedo? :P

Carlos Humberto Almeida said...

Eu até não ligo nada a essas coisas do Dr. ou do Eng.

O que me faz alguma comichão é a mania das gentes da nossa terra - concelho de Monchique - em fazer crer que "tudo-o-que-é-de-fora-da-terra-é-que-é-bom". Chegam cá, com tantas ou menos habilitações que nós, e são os doutores e as doutoras a pavonear. Os que por cá vão ficando serão sempre o Joãozinho ou o filho do outro que é isto, aquilo e aquel'outro.

Pessoalmente, não me importo nada que me tratem como sempre me trataram, mas lixa-me ver o pessoal da terra a babar por gente doutora que é, direi sem qualquer tento no dedo, uma vergonha.

Saudações!

Miss quero-paz-no-mundo-e-tal said...

Carina com açucarzinho mascavado ;) eu percebo que em certos contextos tenhamos de tratar as pessoas por você (eu faço isso por exemplo para tratar pessoas mais velhas que eu, por educação) mas aquilo é um blog de uma pita catita de 28 anos, for God sake. É gente parva só pode!

Carlos, concordo ;)

Agora no mesmo registo e só para exemplo. Estou em contacto com uma senhora super Sénior da Clinton Foundation em NYC, ela escreve-me: Hi Shanti, blablabla, Wish you a great day.

Um tótó qualquer de uma organizacao portuguesa que nem sequer tem metade do money e qualificaçoes da outra (note-se aposto que ele deve ter ma pilinha do tamanho de uma lombriga) responde: Ex. Sra. Dra, e o email continua assim no mesmo registo. Em resposta a um email meu super informal onde o assunto nao é formal e onde não se justifica tal parvalheira!! É que eu nem sequer sou Doutora - NOTE-SE. É tudo doutores em Portugal é isso?
Mas será que temos tanto complexo de inferiodade que precisamos de titulos para nos engrandecer?
Que é feito da simplicidade, humildade!! Somos um pais com tanta coisa boa, é aproveitar e parar com tanta peneirice desnecessária!

Miss quero-paz-no-mundo-e-tal said...

Mais uma notinha:

Que eu saiba Doutores é quem tem Doutoramento. Digo mais, lá fora (sim porque lá fora às vezes, só muito raramente, têm mais cérebro que nós) doutores são os médicos e o resto é cantiga.

edu said...

Quando morrer, escrevam isto na minha lápide se faz favor:

"Aqui jaz, o tipo que nasceu povo, viveu povo, e como povo há de dar os ossos a provar à terra (ruim)".

Quanto mais vejo coisas como as relatadas no post e comentários, mais me orgulho de ser um Zé Merdas.

Tirando isto, façam só uma ressalva para o facto de não gostar de dormir (mas isso é outra história). :)

Inês said...

Só imagem, só imagem... a essência é vergonhosa...
Bjicos

Nothingman said...

"pilinha do tamanho de uma lombriga" Esta frase diz tudo.

Não digo que não existam situações (podem exemplificar-me alguma sff)em que se justifique o uso de Dr, engenheiro e afins, mas na maioria das vezes não passa de engraxanço ou dar lustro ao ego.

É como um gajo com uma pilinha pequena comprar um grande carro. São compensações.

Se tivermos seguros e cientes do nosso valor dispensamos totalmente esse tipo de merdas. Às vezes até mete nojo ver pessoas que trabalham juntas há anos a tratarem-se por dr.. Fdx, será falta de respeito eu tratar um colega ou chefe por tu?

edu said...

Luís, se o teu chefe for eu, é! :P

Isabel Alcario said...

A propósito do post do Quim Barreiros, deixo-te aqui mais uma pérola da musica portuguesa, desta vez do maravilhoso Cid:
http://www.youtube.com/watch?v=pc7fbmBXGNQ

besitos

Nothingman said...

Edu, tu mesmo não sendo meu chefe já me obrigas a tratar-te em público por Ex. Sr. Geógrafo Eduardo Duarte... nem quero imaginar o que farias se fosses meu chefe.